16 dezembro 2015

Patê Assado de Cebola, Chips de Batata e Amigo Secreto do Coletivo Gastronômico


E para celebrar o final de ano em grande estilo, o Coletivo Gastronômico fez um amigo secreto em dezembro. O objetivo era homenagear o blog de um amigo com uma receita. Para começar, querem saber quem eu tirei? ... ... suspense .... .... uma amiga muito, muito querida que tem um blog sublime chamado Na Biroskinha. Já sabem quem é? É a Rachel Azevedo!!! Ao mesmo tempo que foi muito fácil, foi muito difícil escolher uma receita. A primeira coisa que decidi foi que faria um petisco. Sempre que me lembro da Rachel, me vem a mente os petiscos e porções que ela posta, mas daí veio o "problema": Como escolher algo dentre tantas delícias? A Rachel é daquelas cozinheiras de mão cheia sabe, que faz comida boa mesmo. Dentre dezenas de receitas, acabei me encantando por este patê. Adoro cebola e pela lista de ingredientes, estava na cara que não poderia ficar menos que delicioso. Essa é uma receita muito simples, mas com um resultado arrasador. Perfeito para fazer num happy hour em casa ou levar na reunião da "firma", que nessa época acontecem bastante.


Adorei participar deste amigo secreto. Todos nós do Coletivo Gastronômico, somos acima de tudo amigos. Apenas nos reunimos para celebrar e fazer o que gostamos de verdade, cozinhar. Espero que minha amiga secreta tenha aprovado minha escolha em homenageá-la com um receita para o happy hour :D Se você ainda não conhece o Na Biroskinha, sugiro você dar uma olhada por lá. Saí com uma lista de receitas deliciosas para meu arquivo pessoal. Como eu disse, a Rachel é uma cozinheira excepcional e você vai encontrar uma variedade de receitas tentadoras. Abaixo estão as outras receitas do Coletivo Gastronômico. Estou louco para descobrir todas, e principalmente, quem me tirou *_________*


Receitas do Coletivo Gastronômico Dezembro

Cozinha Autoral - RECEITA SECRETA

Cozinha da Gertrudes - RECEITA SECRETA
Panela e Paixão - RECEITA SECRETA
Se Eu Fiz Vc Faz - RECEITA SECRETA
Brie com Goiabada - RECEITA SECRETA
Burburinho na Cozinha - RECEITA SECRETA
Gastronomia $ + - RECEITA SECRETA
Na Biroskinha - RECEITA SECRETA
Minha Marmita Tem - RECEITA SECRETA
Better Call San - RECEITA SECRETA

Patê Assado de Cebola
(Receita do Na Biroskinha)

Ingredientes
1 xícara de cebolas picadas
150g de cream cheese (amolecido por 1 minuto no microondas)
3/4 xícara de maionese
3/4 de xícara de parmesão ralado
1/2 colher de sopa de pimenta do reino moída
1/2 colher de chá de noz moscada ralada (opcional)

Preparo
Misture bem todos os ingredientes. Coloque em um refratário pequeno e leve ao forno 180° preaquecido por 30 a 40 mnutos. Quanto mais dourado ficar em cima melhor.

Pulo do Gato: Não achei necessário adicionar sal, mas prove antes. Salpique um pouco mais de queijo parmesão por cima para gratinar.


Para acompanhar esse patê delicioso, preparamos uns chips de batatas no microondas que estamos viciados. Não me lembro onde exatamente vimos a receita, mas adoramos e ela já virou queridinha aqui de casa. As batatinhas ficam crocantes como fritas, porém sem os malefícios do excesso de óleo. Receita muito boa para quem está de olho no peso. 

Chips de Batata e Batata Doce de Microondas

Ingredientes
Batata e batata doce a gosto (1 unidade média rende uma porção generosa)
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer
Fatie as batatas o mais fino possível. Se tiver um fatiador, melhor ainda. Coloque todas de molho em água com sal por 15 minutos. Escorra e seque muito bem com papel toalha. Unte um prato grande (que possa ir ao microondas) com azeite. Forre completamente com as fatias de batata, ajeitando-as bem juntinhas. Leve ao microondas em potência alta por 4 minutos. Verifique se elas estão começando a ficar sequinhas e volte ao microondas de minuto em minuto até começarem a corar. Retire e faça todo o processo novamente até terminar.

Pulo do Gato: No meio do processo, desgrude as fatias de batata do prato com o garfo. Isso ajuda na hora de retirá-las quando ficarem prontas. Quero testar com mandioca e mandioquinha. Se fizer, volto pra contar pra vocês.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...